Formatura do Miniempresa, promovida pela Junior Achievement Goiás, acontece nesta sexta-feira, 22, e reconhece iniciativas estudantis com seis premiações
Mais de 150 jovens goianos que participaram do programa Miniempresa 2025, da Junior Achievement Goiás (JA Goiás), receberão seus certificados de conclusão nesta sexta-feira, 22 de agosto, às 19h30, no Auditório Lago Azul, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento marca o fim de 12 semanas de aprendizado prático em empreendedorismo e gestão de negócios.
Durante a cerimônia, serão entregues seis premiações principais: Produto Destaque, Melhor Relatório Final, Equipe Empreendedora, Negócio Sustentável, Maior Rentabilidade e Maior Faturamento. Além disso, cada Miniempresa reconhecerá o seu Melhor Achievers e Melhor Vendedor, que receberão certificados individuais.
A paraninfa da turma será Edilza Amoroso, sócia-proprietária da Jaepel Papéis e Embalagens. Ela é mantenedora da JA Goiás há vários anos e apoia projetos como o Miniempresa, por acreditar no impacto positivo do trabalho realizado junto aos jovens. Durante a formatura, Edilza irá destacar a importância dos aprendizados proporcionados por essa experiência para a vida pessoal e para a carreira futura dos participantes.
O investimento em educação empreendedora para a vida é o eixo central da JA Goiás, que busca ampliar oportunidades de formação prática e fortalecer competências importantes para a vida acadêmica e profissional dos estudantes.
Segundo Marisa Martins, diretora-executiva da JA Goiás, o programa reforça a importância de preparar jovens para os desafios do mercado. “Ao longo de 12 semanas, os estudantes vivenciam todas as etapas de criação e gestão de uma empresa. Esse processo estimula a autonomia, a responsabilidade e mostra que o empreendedorismo é também uma ferramenta de transformação social”, afirma.
O programa Miniempresa oferece aos estudantes do Ensino Médio a experiência completa de criação e gestão de um negócio: da concepção da ideia até a venda final. Organizados em grupos, eles assumem funções executivas, elaboram planos financeiros, desenvolvem produtos, criam estratégias de marketing, realizam vendas e distribuem dividendos, sempre acompanhados por mentores voluntários.
Como prática de mercado, em junho os alunos participaram da Feira de Miniempresas 2025, no Flamboyant Shopping, expondo e vendendo seus produtos para o público. Além de conhecimento técnico, a experiência desenvolve competências como liderança, trabalho em equipe, empatia, resiliência e senso de responsabilidade, ampliando as perspectivas dos jovens para a vida acadêmica e profissional.
Miniempresas participantes da edição 2025
Aromata S.A/E – Colégio Estadual Professor Wilmar Gonçalves da Silva
Brisa Brasileira S.A/E – Centro Educacional Sesc Cidadania
Calmabag S.A/E – Sesi Senai Aparecida de Goiânia
CELL FIX S.A/E – Colégio Estadual Jardim América
CO.MEMORAR S.A/E – Instituto Presbiteriano de Educação
Ecogloss S.A/E – Colégio Metropolitano
Flow Notes S.A/E – Colégio Trinus
GYPSART S.A/E – Colégio Estadual Polivalente Prof. Goiany Prates
Kairós S.A/E – Integrado Unidade Areião, Life Game S.A/E – Colégio Estadual Tancredo Neves
NUVI S.A/E – Integrado Unidade Jaó
Sobre a Junior Achievement Goiás
A JA Goiás faz parte da Junior Achievement Worldwide – uma organização sem fins lucrativos indicada ao Prêmio Nobel da Paz por quatro anos seguidos (2022, 2023, 2024 e 2025). A instituição está presente em mais de 100 países, levando a educação empreendedora, de forma gratuita, a crianças e jovens. No estado de Goiás, a instituição atua há 22 anos inspirando e incentivando jovens a serem protagonistas da própria vida por meio de programas que estimulam o espírito empreendedor, a preparação para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Ao longo de sua trajetória, já foram realizadas mais de 293 mil experiências de aprendizado. Em 2023, a JA Goiás alcançou todos os municípios goianos, por meio de ações presenciais e online. Em 2024, mais de 740 voluntários dedicaram mais de 14 mil horas para beneficiar os jovens atendidos pelos programas da instituição.